Proposta pedagógica


         Proposta Pedagógica do Curso
O curso “Brincar, explorar e trocar – as matrizes do CREIR do Colégio Pedro II” oferece ao profissional que pretende atuar com crianças o embasamento necessário à sua prática e a ampliação de conhecimento a respeito da Educação Infantil, promovendo o conhecimento da organização desta etapa da Educação e das experiências criadas no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II,  sobre o desenvolvimento e aprendizagem infantil, as bases do trabalho pedagógico, as formas de planejamento e sua execução, a avaliação, o trabalho cotidiano, os princípios norteadores e a metodologia empregada.


          Aspectos Metodológicos 
A partir dos eixos norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009, o curso terá como base metodológica as interações e brincadeiras, de forma que possamos oferecer experiências práticas, sensoriais, brincantes e teóricas, a partir de propostas coletivas e individuais, com a intenção de estimular processos de aprofundamento da reflexão sobre ações e intenções pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil.
Dessa forma, recorreremos, como estratégias metodológicas, os debates em sala, seminários, oficinas, leitura e análise de textos, conferências, entrevistas, visita ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), jogos e dinâmicas do cotidiano infantil.

Período, dias e horários das aulas:
O curso acontecerá aos sábados (ver cronograma), de 9h às 16h, entre março de 2018 e março de 2019.

Organização Curricular

Eixos
Carga horária
Infância, cultura e políticas educacionais
72 h
Ações relacionais e inclusivas
24 h
Planejamento, documentação e avaliação 
30 h
Percurso do trabalho pedagógico: trabalho, cotidiano e linguagens
45 h
Abertura, registros e conclusão do curso
 9 h

Total: 180 h
 
 Aguardem informações sobre as ementas das disciplinas de cada eixo mencionado.

6 comentários:

  1. Adorei a proposta e o cronograma do curso, só achei muito extenso. Talvez se fosse oferecido por módulos ou alguma parte pudesse ser realizada a distância seria melhor pelo menos em meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o seu retorno. Vamos considerá-lo na avaliação do curso e na criação de novos cursos. Gratas!

      Excluir
  2. Gostei muito dessa oportunidade. estou ansiosa pra começar.
    Gostaria de saber se este curso serve como formação de professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Luana! Agradecemos a mensagem acolhedora.
      O curso é de formação de professores, registrado como curso de ensino e aperfeiçoamento, com 180h. Não é considerado um curso de especialização, mas de formação de professores, com certeza.

      Excluir
  3. Bom dia!!! Adorei estar com vocês ontem, meu coração está em festa com tudo que minha imaginação prevê para a trajetória do curso. Muito obrigada por compartilhar conosco tantas aprendizagens.

    ResponderExcluir