Textos das aulas

Para minimizar o espaço e possibilitar a entrada de textos das aulas mais recentes, alguns textos não se encontram mais no endereço abaixo.

Os textos que não abrem mais por aqui, estão compartilhados no drive com todas(o) as(o) alunas(o) do curso.


Materiais complementares do MEC:

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013)
Resolução nº 5 (DCNEI)
Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil
Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996 (11ª edição, de março de 2015)
Avanços do Marco Legal da Primeira Infância
Território do brincar: diálogo com escolas
Cartilha Povos Tradicionais (MG)
Educação Infantil, igualdade racial e diversidade
História da cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil
LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial
Literatura na Educação Infantil
A avaliação em Educação Infantil


A corporeidade no cotidiano da Educação Infantil

Brincar é aprender
Corpo e controle no cotidiano escolar
A corporeidade na pré-escola

Interações e brincadeiras

Para a aula do dia 14/04:

Indicadores de qualidade na Educação Infantil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação InfantilA brincadeira do faz-de-conta
Brincadeira como experiência de cultura

Texto complementar:
A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança


Para a aula do dia 28/04:

Como a sociologia da infância de Corsaro pode contribuir com as pedagogias das escolas de Educação Infantil?

Texto complementar:
Sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento e Educação Infantil: diálogos necessários


Slides da aula de interações e brincadeiras do dia 14/04:

slides da aula 14/04

Diversidade cultural do povo brasileiro

Para a aula do dia 19/05:


Para a aula do dia 01/09:

Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres

Ecologia e cultura ambiental

Para a aula do dia 16/06:


Para a aula do dia 14/07:


Textos complementares:
Jardim das brincadeiras

Políticas públicas

Para a aula do dia 23/06:

Para a aula do dia 30/06:



Documentação e registro

Para a aula do dia 18/08:

Documentação e investigação

Texto complementar:

O espaço como comunicação e interação

Para a aula do dia 25/08 (manhã):

Infância tempos e espaços

Texto complementar:


Pedagogia da escuta

Para a aula do dia 25/08 (tarde):

Eu estou de olho em você

Relações, parcerias e afetos

Para a aula do dia 15/09:

A estabilidade por meio da continuidade e da qualidade dos cuidados e das relações

Texto complementar:

Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas

O cuidado como princípio educativo

Para a aula do dia 22/09:

Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na Educação Infantil

Planejamento: entre a intenção e a atenção

Para as aulas dos dias 20/10 e 08/12:

Considerações sobre o planejamento na EI - 1ª página
Considerações sobre o planejamento na EI - 2ª página
Considerações sobre o planejamento na EI - 3ª página


Letramento e literatura infantil

Para a aula do dia 24/11:

Leitura literária na creche
Literatura infantil: da produção à recepção

Diferentes linguagens numa abordagem transdiciplinar

Para a aula do dia 01/12:

- A organização de atividades culturalmente significativas - p. 1
- A organização de atividades culturalmente significativas - p4

Avaliação

Para a aula do dia 15/12:


O desenho infantil

Para a aula do dia 02/02/19:

O desenho das crianças
(a segunda parte deste capítulo está disponível no drive do curso. Como o arquivo é muito grande, não foi possível disponibilizá-lo também pelo blog.

Texto complementar:


Raciocínio lógico-matemático:

Para a aula do dia 02/02/19:

A criança e o número

Para a aula do dia 23/02/19:

Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais

Pedagogia de projetos:

Para a aula do dia 16/03/19:


Textos complementares:

Um comentário: