Para minimizar o espaço e possibilitar a entrada de textos das aulas mais recentes, alguns textos não se encontram mais no endereço abaixo.
Os textos que não abrem mais por aqui, estão compartilhados no drive com todas(o) as(o) alunas(o) do curso.
Materiais complementares do MEC:
- Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013)- Resolução nº 5 (DCNEI)
- Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil
- Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996 (11ª edição, de março de 2015)
- Avanços do Marco Legal da Primeira Infância
- Território do brincar: diálogo com escolas
- Cartilha Povos Tradicionais (MG)
- Educação Infantil, igualdade racial e diversidade
- História da cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil
- LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
- Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial
- Literatura na Educação Infantil
- A avaliação em Educação Infantil
A corporeidade no cotidiano da Educação Infantil
- Brincar é aprender- Corpo e controle no cotidiano escolar
- A corporeidade na pré-escola
Interações e brincadeiras
Para a aula do dia 14/04:
- Indicadores de qualidade na Educação Infantil- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação InfantilA brincadeira do faz-de-conta
- Brincadeira como experiência de cultura
Texto complementar:
- A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança
Para a aula do dia 28/04:
- Como a sociologia da infância de Corsaro pode contribuir com as pedagogias das escolas de Educação Infantil?Texto complementar:
- Sociologia da infância, psicologia do desenvolvimento e Educação Infantil: diálogos necessários
Slides da aula de interações e brincadeiras do dia 14/04:
- slides da aula 14/04Diversidade cultural do povo brasileiro
Para a aula do dia 19/05:
Para a aula do dia 01/09:
- Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres
Ecologia e cultura ambiental
Para a aula do dia 16/06:
Para a aula do dia 14/07:
Textos complementares:
- Educação Infantil: 20 anos da primeira etapa da Educação Básica e os desafios do Financiamento
- Slides da aula
- Slides da aula
Para a aula do dia 30/06:
- Resumo - Essa escola é uma Nárnia no Colégio Pedro II
- Essa escola é uma Nárnia no Colégio Pedro II
- Essa escola é uma Nárnia no Colégio Pedro II
- Que lugar é esse? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
Textos complementares:
- Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil
- BNCC
- Marco Legal da Primeira Infância
- ECA
- Constituição da República Federativa do Brasil 1988
- Revista Práticas em Educação Infantil
Textos complementares:
- Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil
- BNCC
- Marco Legal da Primeira Infância
- ECA
- Constituição da República Federativa do Brasil 1988
- Revista Práticas em Educação Infantil
Ações inclusivas no contexto da Educação Infantil
Para a aula do dia 11/08:
O espaço como comunicação e interação
Para a aula do dia 25/08 (manhã):Pedagogia da escuta
Para a aula do dia 25/08 (tarde):
- Eu estou de olho em você
- O desenho das crianças
(a segunda parte deste capítulo está disponível no drive do curso. Como o arquivo é muito grande, não foi possível disponibilizá-lo também pelo blog.
Texto complementar:
- A criança e o número
Para a aula do dia 23/02/19:
- Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais
Relações, parcerias e afetos
Para a aula do dia 15/09:
- A estabilidade por meio da continuidade e da qualidade dos cuidados e das relações
Texto complementar:
- Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas
Texto complementar:
- Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas
O cuidado como princípio educativo
Para a aula do dia 22/09:
- Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na Educação Infantil
- Considerações sobre o planejamento na EI - 1ª página
- Considerações sobre o planejamento na EI - 2ª página
- Considerações sobre o planejamento na EI - 3ª página
- Leitura literária na creche
- Literatura infantil: da produção à recepção
Planejamento: entre a intenção e a atenção
Para as aulas dos dias 20/10 e 08/12:- Considerações sobre o planejamento na EI - 1ª página
- Considerações sobre o planejamento na EI - 2ª página
- Considerações sobre o planejamento na EI - 3ª página
Letramento e literatura infantil
Para a aula do dia 24/11:- Leitura literária na creche
- Literatura infantil: da produção à recepção
Diferentes linguagens numa abordagem transdiciplinar
Para a aula do dia 01/12:
- A organização de atividades culturalmente significativas - p. 1
- A organização de atividades culturalmente significativas - p4
Avaliação
Para a aula do dia 15/12:O desenho infantil
Para a aula do dia 02/02/19:- O desenho das crianças
(a segunda parte deste capítulo está disponível no drive do curso. Como o arquivo é muito grande, não foi possível disponibilizá-lo também pelo blog.
Texto complementar:
Raciocínio lógico-matemático:
Para a aula do dia 02/02/19:- A criança e o número
Para a aula do dia 23/02/19:
- Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais
Pedagogia de projetos:
Para a aula do dia 16/03/19:
Textos complementares:
- Desenvolvimento do currículo em Reggio Emilia - um projeto de currículo de longo prazo sobre dinossauros
Não estou conseguindo acessar todos os textos
ResponderExcluir